Pages

domingo, 8 de agosto de 2010

Boas vindas

"A escolha do nome Legendários se deu a partir do tema Grandes Vidas, Grandes Obras. Pessoas como  Gandhi, Ayrton Senna, Clarisse Lispector e Isaac Newton, serão lembrados para sempre como grandes lendas, tornando-se assim, Legendários."


Quem somos nós? Pra que viemos e para onde iremos? Estas entre outras perguntas são passadas pela cabeça de vários e vários pensadores, sendo eles da ciência, matemática, literatura e artes.
Passando pela ciência temos químicos, físicos e biólogos que estudam e estudaram bastante. 
Sendo alguns deles mortos ou vivos, brasileiros ou estrangeiros, homens ou mulheres. 
  


Albert Einstein foi um físico teórico alemão, nasceu em 14 de março de 1879. Conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Em 1925, Einstein fez uma viagem à America do Sul, visitando países como Argentina, Uruguai e Brasil. Visitou universidades e instituições de pesquisas. Considerava-se socialista, não concordava com os regimes totalitários de inspiração socialista. Ele dizia que se não fosse físico, seria provavelmente músico.   

                                  
Bill Gates, magnata, filantropo, autor e fundador da Microsoft, é um dos pioneiros na revolução do computador pessoal. Nasceu em Seattle, em 28 de outubro de 1955. Até seus dezesseis anos, trabalhou na Taito com o desenvolvimento de software básico para maquinas de jogos eletrônicos. Liderava o ranking dos mais ricos do mundo desde 1995. Tem planejado novos investimentos para a Microsoft. Gates já autorizou dois livros falando sobre sua vida e trabalho.


Isaac Newton, nasceu em Woolsthorpe, cientista inglês mais conhecido como físico e matemático tem sua obra “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica” considerada uma das mais influentes em História da ciência. Newton foi respeitado como nenhum outro cientista e sua obra marcou efetivamente uma revolução cientifica. Passou por diversos problemas renais que culminaram com sua morte.


John Daltonnascido em Eaglesfield, conhecido pela Lei de Dalton e o Daltonismo. Em 1800 ele se tornou um secretário do Manchester Literatura e Sociedade filosófica, no ano seguinte ele apresentou oralmente uma importante serie de documentos. Dalton sofreu um pequeno acidente vascular cerebral em 1837.  Uma cratera lunar foi nomeada em homenagem a ele.


Anders Celsiusfoi um astrônomo sueco, nascido em 27 de novembro de 1701. Foi professor de Astronomia na Universidade Uppsala de 1730 a 1744. Celsius foi um dos fundadores do Observatório Astronômico de Uppsala em 1741. Inventou a temperatura chamada Graus Celsius. 


William Shakespearenasceu na Inglaterra, foi um poeta e dramaturgo criador da peça Romeu e Julieta. Shakespeare nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon.  Aos dezoito anos casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna e os gêmeos Hamnet e Judith. Produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Suas primeiras peças eram principalmente comédias e histórias, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI.


Machado de Assisnasceu no Rio de Janeiro. Romancista, dramaturgo, jornalista, cronista e teatrólogo brasileira. Criador da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Considerado como o maior nome da literatura brasileira e  dos mais influentes escritores e romancistas da literatura mundial. Iniciou sua carreira trabalhando como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Oficial. É considerado por muitos anos o maior escritor brasileiro de todos os tempos e um dos maiores escritores do mundo.


Monteiro Lobatofoi um dos mais influentes escritores do século XX, criador do Sítio do Pica Pau Amarelo. Alfabetizado pela mãe Olímpia Augusta Lobato e depois por um professor particular. Aos onze anos foi transferido para o Colégio São João Evangelista. Tornou-se diretor do Instituto Cultural Brasil-URSS, mas foi obrigado a se afastar do cargo em setembro de 1945.


Santos Dumontnascido em Minas Gerais, foi o inventor do avião. Com apenas sete anos, Dumont já guiava locomoveis, e aos doze se divertia como maquinista das locomotivas, capazes de fatigar um homem com triplo da sua idade. Começou a sofrer de esclerose múltipla, envelheceu na aparência e sentiu-se cansado demais para continuar competindo com novos inventores nas diversas provas. Encerrou as atividades de sua oficina em 1910 e retirou-se do convívio social. Suicidou-se aos 59 anos. Seu coração está exposto no museu da Força Aérea no Campo dos Afonsos. 


Jorge Amadonascido na Bahia, criador das Obras “Cacau”, “Mar Morto”, “Gabriela Cravo e Canela”. Mesmo dizendo-se materialista, era simpatizante do candomblé. Viveu exilado na Argentina e no Uruguai, em Paris e em Praga. Recebeu no estrangeiro os seguintes prêmios: Prêmio Lênin da Paz; Prêmio de Latinidade; Prêmio do Instituto Ítalo-Latino-Americano; entre outros. Jorge Amado ainda é o autor brasileiro mais publicado em todo o mundo, sua obra foi editada em 52 países e vertida para 49 idiomas e dialetos.


Milton SantosBaiano, foi um geógrafo responsável pela renovação da geografia do Brasil. Concluiu seu doutorado na Universidade de Strasburgo, em 1958. Em 1961, o presidente Jânio Quadros o nomeou para a subchefia do Gabinete Civil. Tem como sua obra “O espaço dividido” considerada um clássico mundial.


Oscar Niemeyernasceu no Rio de Janeiro é um arquiteto brasileiro responsável pela construção de Brasília. Foi um pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. Em 2007, Niemeyer completou o centésimo aniversário, perfeitamente lúcido e ativo. Ainda neste ano, recebeu a mais alta condecoração do governo francês pelo conjunto de sua obra. Niemeyer também produziu mobílias de design, levando à madeira prensada as curvas que já aplicava ao concreto.


Chico Mendes, nasceu em Xapuri, foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Só aprendeu a ler aos vinte anos de idade. Foi um dos fundadores do Partido de Trabalhadores Rurais de Xapuri, tendo participado de comícios com Lula na região. Assassinado em 22 de dezembro de 1988, logo após completar 44 anos de idade, com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa.

Bibliografia: wikipédia.

3 comentários:

  1. Muito interessante o blog. É sempre bom conhecer melhor um pouco, do grande conteúdo, das vidas dessas grandes e ilustres figuras que fizeram a diferença na vida da humanidade.
    Senti falta de uma figura feminina.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. vamos que vamos legendários (o/,blog muito lindo *-----*, meu carinha lá em cima ;D John Dalton! rs. Realmente grandes vidas acima, não estão todas, mas todos são legendários ^^

    ResponderExcluir